Itamaraty diz que brasileiro preso por terrorismo está bem

349

15/10/2016 15h30

Itamaraty diz que brasileiro preso por terrorismo está bem

Rafael Marques Lusvarghi, de 31 anos, foi detido na Ucrânia, há cerca de um mês

Por: Valdeir Azevedo

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou, na sexta-feira (14), que a Embaixada do Brasil em Kiev realizou visita consular e constatou que o brasileiro Rafael Marques Lusvarghi, de 31 anos, preso por suspeita de terrorismo há mais de uma semana, na Ucrânia, está bem.

Segundo matéria do G1, a assessoria de imprensa do Itamaraty atambém esclareceu que o brasileiro já conta com o apoio de um advogado.

Rafael foi detido em 6 de outubro, no Aeroporto Internacional de Borispol, perto da capital ucraniana.

Ele ficou conhecido publicamente no Brasil após ser detido durante protesto contra a Copa do Mundo, em 12 de junho de 2014, em São Paulo. Naquela ocasião, ele levou tiros de bala de borracha e teve de ser contido por diversos policiais militares, que usaram gás de pimenta em seu rosto.

Rafael chegou a ficar 45 dias preso, mas a Justiça de São Paulo o absolveu das acusações de incitação ao crime, associação criminosa, resistência, desobediência e porte de material explosivo.

Depois de solto, em setembro de 2014, Lusvarghi viajou a Ucrânia, onde lutou ao lado de separatistas russos na guerra no país no leste europeu.

© Reprodução / Facebook / Rafael Lusvarghi