23/09/2015 06h30
Jogos Escolares iniciam com participação de 79 escolas da Reme
CG Notícias
Os 41º Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino – JERES 2015 foram abertos em cerimônia na última segunda-feira (21.09) no Ginásio de Esportes Coronel Eric Tinoco Marques (Moreninho), no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O evento esportivo é promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, sob a coordenação da Superintendência de Gestão e Políticas Educacionais e da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nesta edição, as competições reúnem atletas de 79 escolas municipais nas modalidades de atletismo, ginástica rítmica, ginástica artística, damas, judô, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Os jogos acontecem entre os meses de setembro e novembro.
O evento que acontece todos os anos tem por finalidade promover o congraçamento entre as escolas da Reme, oportunizando aos seus alunos a participação nos jogos, estimulando a prática desportiva e recreativa dentro da perspectiva de uma educação integral e permanente e visando o desenvolvimento harmonioso da saúde física, social e mental.
Para o professor de Educação Física, Anderson Oliveira Barros, treinador das equipes de voleibol feminino e futsal masculino da Escola Municipal Bernardo Franco Baís, os jogos trazem inúmeros benefícios aos alunos. Além da parte física e esportiva da competição, ele ressalta também que os jogos são uma experiência positiva no dia a dia desses adolescentes. “Eles aguardam o ano todo por esse momento em que, além de poderem mostrar suas habilidades na modalidade escolhida, podem se reunir com outras escolas e conhecer pessoas novas, com realidades diferentes das deles”, afirma.
A diretora Cléia Aparecida Freitas Siqueira Correa da Escola Municipal Professor Múcio Teixeira Júnior, na Vila Carlota, também acredita que competições como o JERES ajudam até mesmo na autoestima desses atletas que recebem o incentivo da prática esportiva e acabam levando lições que aprendem durante os jogos para o seu dia a dia: “Com o esporte, eles percebem que é necessário disciplina, ter regras, conhecer e superar seus próprios limites para atingirem um objetivo. Esses competidores acabam aplicando essas lições em sua vida, o que os ajudam a serem pessoas muito melhores”, explica.
Para a aluna Hellen Martins Messias, de 13 anos, aluna da Escola Municipal José de Souza, no bairro Oliveira II, a prática do esporte a tem ajudado a trilhar um caminho vitorioso. A jovem foi classificada e participará dos Jogos Escolares Sulamericanos na modalidade atletismo, que serão realizados em dezembro em Assunção, no Paraguai. “Incentivo todos os alunos que participem dos treinamentos em suas escolas para que possam ter oportunidades como essa”, afirma a atleta que hoje vislumbra fazer do esporte sua profissão.
