O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Campo Grande voltou à zona negativa em agosto, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).
O índice registrou 98,1 pontos, uma queda de 2,2% em relação a julho, quando ficou em 100,3 pontos. Os componentes relacionados à expectativa dos empresários sobre a economia brasileira e o próprio comércio apresentaram os desempenhos mais negativos, com -5,4% e -6,4%, respectivamente.
Condições atuais dividem opinião
Quanto às condições atuais das empresas, o cenário está dividido: 32,4% dos empresários afirmam que a situação melhorou um pouco, enquanto 32,7% relatam que piorou um pouco.
Reflexo da economia
Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira, a queda na confiança reflete diretamente o cenário econômico.
“Juros altos, dificuldade de acesso ao crédito – tanto para empresários quanto para consumidores –, inflação pressionando custos e reduzindo o poder de compra da população, aliado a um crescimento econômico abaixo das expectativas, reforça o cenário de incerteza para quem investe no comércio neste início de semestre”, explica.
O resultado indica que, apesar de pequenas melhorias para alguns empresários, o clima geral de cautela e preocupação predomina no comércio de Campo Grande.