21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 15 de agosto, 2025
spot_img

Liderada pela Fiems, Missão Ásia finaliza roteiro em Singapura na busca por parcerias estratégicas

Na terceira e última etapa da Missão Ásia, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e a comitiva sul-mato-grossense cumpriram agendas oficiais em Singapura, cidade-Estado localizada no sudeste asiático. A região é famosa por ser um polo onde estão estabelecidos importantes negócios e são fechados grandes acordos. Foram dois dias intensos de compromissos voltados a fortalecer parcerias, ampliar conexões internacionais e atrair investimentos para Mato Grosso do Sul.

A Missão Internacional à Ásia começou em 4 de agosto. Além de Singapura, teve rodada de agendas na Índia e no Japão.

Para Longen, os resultados alcançados com a missão internacional deixaram a sensação de dever cumprido. “Nós encontramos vários empresários em busca de oportunidades de novos mercados. Eles estão ansiosos para conhecer o que Mato Grosso do Sul tem, porque esse Estado vem se destacando a nível mundial. Nessa mesa de negociação, conseguimos levar isso ao conhecimento de todos. Deixamos aqui uma semente plantada e, posteriormente, vamos buscar os entendimentos que foram construídos e avançar em cada setor”, ressaltou.

Nesta quinta-feira (14/08), o grupo visitou a Temasek, um dos maiores fundos soberanos do mundo, para apresentar projetos de infraestrutura e oportunidades de parcerias público-privadas (PPPs). Em seguida, se reuniu com a GenZero, plataforma de investimentos voltada para acelerar a descarbonização global, e encerrou a programação com o MS Day Singapore na Latin America Chamber of Commerce, fortalecendo a presença do Estado no sudeste asiático e na América Latina.

No dia anterior, a comitiva de empresários e autoridades esteve no RGE Group, gigante global nos setores de papel, óleo de palma, viscose, construção e energia, apresentando o potencial do Estado e debatendo projetos inovadores. A agenda incluiu reunião com a Singapore Meat Trader’s Association (MTA) para tratar da diversificação das exportações, como a tilápia, além de encontros com executivos brasileiros sobre comércio, transição energética e desenvolvimento sustentável. Houve ainda um encontro com o Ministro de Estado para o Desenvolvimento Nacional, Comércio e Indústria, Alvin Tan, reforçando laços institucionais.

Ao longo das negociações, empresários locais revelaram interesse em importar a tilápia produzida em Mato Grosso do Sul, justamente no momento em que os Estados Unidos decidiram sobretaxar o produto. Atualmente, duas empresas do Estado enfrentam dificuldades para escoar a produção do peixe. Segundo o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a abertura do mercado singapurense pode ser uma solução imediata.

“Já estabelecemos contato com empresários locais e conectamos as empresas à Associação de Carnes, que fará a interlocução com os compradores. O mercado de Singapura não impõe tarifas de exportação, o que abre uma oportunidade que vamos acompanhar de perto”, esclareceu.

Hoje, cerca de 60% da proteína animal importada por Singapura vem do Brasil, principalmente frango, suínos e bovinos. Integrantes da missão destacaram que o país asiático vem se consolidando como parceiro estratégico e tende a ampliar as compras do Brasil.

Fale com a Redação