19.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 8 de outubro, 2025
spot_img

Literatura sul-mato-grossense brilha na 1ª Bienal Pantanal em Campo Grande

A 1ª Bienal Pantanal – Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul está movimentando o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, com entrada gratuita para o público. O evento celebra a produção literária regional e conta com a participação de autores da Vida Produções, editora coordenada por Mara Calvis, integrando o estande do Projeto Leia MS.

Entre hoje (8) e sexta-feira (10), escritores de diferentes estilos e gerações se revezam em sessões de bate-papo e autógrafos. Nesta quarta-feira (8), Anna Dichoff abriu a programação com a obra Careca de Saber. Já na quinta-feira (9), os destaques são Douglas Calvis Crelis, autor de Fábula da Ilha; Leiner Vieira Melo, de Às margens do rio Anhanduí; Jaminho, de Onça Pitoca; e Raquel Naveira, de No mundo encantado de Luciana.

O encerramento da participação da Vida Produções, na sexta-feira (10), contará com Mara Calvis, autora de Os Encantos de Aurora; Cristiane Silva, de Histórias da Vovó Lila – Contos Pantaneiros; e Goretti de Moura, de É assim que eu vejo as estrelas.

As obras fazem parte do Projeto Leia MS, iniciativa que estimula a reedição e a circulação de títulos de autores sul-mato-grossenses. Além das versões impressas, os livros estão disponíveis gratuitamente no aplicativo MS Digital, na aba Leia MS, e integram o acervo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul.

Para Mara Calvis, a participação dos autores na Bienal representa um marco importante para a literatura local. “Estar na Bienal com autores que representam tantas vozes e estilos é uma forma de mostrar que a literatura sul-mato-grossense está viva, pulsante e em movimento. O Leia MS tem nos permitido chegar a novos leitores e fortalecer o orgulho de pertencer a essa cena literária tão rica”, destacou a escritora e editora.

Durante o evento, a escritora Leiner Vieira Melo realiza uma ação solidária em prol do Asilo São João Bosco. O público pode doar toalhas de banho ou rosto, novas ou em bom estado, ou pacotes de fraldas geriátricas (M, G ou GG). Como incentivo, quem participar recebe um exemplar do livro Às margens do rio Anhanduí – História das famílias de João Vieira de Menezes e Maria Lino Pereira.

Fale com a Redação