21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 14 de novembro, 2025
spot_img

Livro “Fábula da Ilha”, que aborda cooperação e trocas, passa a integrar acervo de bibliotecas públicas em MS

Em uma ilha onde a imaginação molda caminhos e a convivência cria pontes, um grupo de crianças descobre que valores como troca, cooperação e responsabilidade também podem ser aprendidos brincando. É desse universo sensível e curioso que renasce Fábula da Ilha, obra de Douglas Calvis Crelis, que volta a circular graças ao Projeto Leia MS, iniciativa que possibilita a reimpressão de livros importantes da literatura sul-mato-grossense.

O projeto, executado via Edital nº 6 – Leia MS dentro da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo do Estado, tem como objetivo exclusivo republicar obras já lançadas, ampliando sua circulação e fortalecendo a memória literária regional. Em setembro, foram entregues 100 exemplares reimpressos da obra à Fundação de Cultura, que agora integram o acervo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP/MS). Outros 100 exemplares foram destinados ao autor, permitindo que o livro chegue a novos leitores por meio de ações culturais, comercialização e atividades formativas.

Livro “Fábula da Ilha”, que aborda cooperação e trocas, passa a integrar acervo de bibliotecas públicas em MS
Foto: Divulgação

Além da versão impressa, “Fábula da Ilha” também ficará disponível gratuitamente em formato digital no aplicativo MS Digital, na aba Leia MS, durante dois anos. Douglas preparou também um roteiro de leitura e gravou um vídeo de apresentação, materiais pensados para aproximar crianças e educadores do universo da obra e estimular novas leituras. O vídeo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yTbnkE8zBxc 

Com uma narrativa leve, o livro apresenta conceitos básicos de economia de modo lúdico e acessível. A história acompanha crianças que, diante dos desafios da vida na ilha, criam seu próprio sistema de trocas e aprendem sobre o uso da moeda, comércio justo, cooperação e economia sustentável. Pensado para leitores a partir dos 8 anos, o livro dialoga com temas de cidadania e convivência, mostrando que compreender o mundo econômico também pode ser uma aventura.

Propósito – Autor sul-mato-grossense, Douglas Calvis Crelis é graduado em Ciências Econômicas, graduando em Direito, pós-graduando em Direito Público e pesquisador do primeiro Laboratório de Ciências Criminais de Campo Grande/MS (IBCCRIM). Com trajetória ligada à literatura, à cultura e ao meio ambiente, ele destaca que a reimpressão pelo Leia MS reforça o propósito da obra:

“Eu sempre acreditei que a economia também pode ser contada como uma história simples, cheia de afeto e descoberta. Ver “Fábula da Ilha” renascer pelo Leia MS é a certeza de que esse conhecimento chega a mais crianças, especialmente às que precisam encontrar nos livros um caminho para entender o mundo”, afirma o autor.

Leitores interessados em obter exemplares da obra podem entrar em contato com a editora Vida Produções https://bit.ly/VidaProducoes 

Fale com a Redação