21.8 C
Campo Grande
terça-feira, 4 de novembro, 2025
spot_img

Lua cheia próxima do perigeu marca espetáculo no céu nesta terça-feira

Nesta terça-feira (7), a Lua cheia poderá ser vista quase em seu ponto orbital mais próximo da Terra, conhecido como perigeu. Dependendo do critério adotado, o fenômeno pode ou não ser classificado como uma “superlua”, expressão popular usada para designar a Lua cheia próxima do perigeu.

De acordo com astrônomos, o termo “superlua” não possui base científica. Criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, o conceito se refere a uma Lua cheia ou nova que ocorre quando o satélite está a até 90% de proximidade do perigeu — escolha considerada arbitrária e sem respaldo científico, segundo a astrônoma do Observatório Nacional, Dra. Josina Nascimento.

Para alguns especialistas, a Lua é considerada uma superlua quando está a 360 mil quilômetros ou menos da Terra; outros adotam critérios temporais, como a diferença entre a fase cheia e o perigeu ser menor ou igual a 12 horas, como explica o astrônomo Gabriel Hickel, da UNIFEI.

Em 2025, de acordo com os diferentes critérios, teremos uma a três “superluas”:

  • 07 de outubro: 361.458 km da Terra (96,4% do perigeu)
  • 05 de novembro: 356.980 km (99,7%) — considerada a superlua mais próxima
  • 04 de dezembro: 357.219 km (99,5%)

A Lua cheia ocorre quando o satélite está em oposição ao Sol, com a face voltada para a Terra totalmente iluminada. Durante o perigeu, o tamanho aparente da Lua aumenta ligeiramente, mas diferenças são perceptíveis apenas em comparações fotográficas, pois a variação é sutil a olho nu.

Apesar de não haver consenso científico sobre o termo “superlua”, ele se popularizou como forma de aproximar o público da astronomia, tornando a observação do fenômeno um espetáculo apreciado em todo o mundo, sempre que as condições climáticas permitem.

O momento exato da Lua cheia desta terça-feira será às 00h47, no horário de Brasília, com a distância do satélite natural de aproximadamente 361.458 km, levemente abaixo da média de 384.400 km.

Prepare o olhar para o céu: a Lua cheia próxima do perigeu promete um show especial, visível de qualquer região, proporcionando uma oportunidade única para amantes da astronomia e curiosos contemplarem o brilho do nosso satélite natural.

Fale com a Redação