O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na madrugada desta quinta-feira (23), que pretende concorrer a um quarto mandato à Presidência da República. A declaração foi feita durante discurso ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka, em Jacarta, durante visita de Estado.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, disse Lula, ao ser aplaudido por autoridades locais e membros da comitiva brasileira.
O presidente também afirmou que seu atual mandato se encerra no fim de 2026, mas que está preparado para “disputar outras eleições”. A fala ocorre em meio à agenda internacional de Lula pelo Sudeste Asiático, marcada pela assinatura de uma série de acordos de cooperação com a Indonésia em áreas como agricultura, energia, mineração, ciência, defesa e estatística.
Durante o encontro, o petista destacou que pretende aprofundar os laços comerciais e diplomáticos entre os dois países, classificando a parceria estratégica como “cada vez mais relevante”. “Queremos mais empresários brasileiros visitando a Indonésia e mais empresários da Indonésia investindo no Brasil”, afirmou.
Lula também ressaltou que Brasil e Indonésia compartilham visões semelhantes na política internacional, defendendo a cooperação entre países do Sul Global, a reforma do Conselho de Segurança da ONU e uma solução diplomática para o conflito em Gaza.
A viagem de Lula à Indonésia faz parte de uma série de compromissos internacionais voltados ao fortalecimento de alianças estratégicas e ao reposicionamento do Brasil no cenário global.