21.8 C
Campo Grande
domingo, 28 de setembro, 2025
spot_img

Lula participa de Corrida MEC 95 Anos e reforça importância da educação brasileira

O Ministério da Educação (MEC) comemorou neste domingo (28), em Brasília, seu aniversário de 95 anos com a Corrida e Caminhada MEC 95 Anos. O evento reuniu cerca de 6 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em um clima de celebração que uniu esporte, saúde e valorização da educação brasileira.

Entre os participantes esteve o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que percorreu parte do trajeto e destacou a relevância de políticas públicas educacionais sólidas para o futuro do Brasil.

“Temos consciência que é através da educação – da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia – que vamos tornar o Brasil soberano, para nunca mais ninguém dar palpite sobre o nosso país. Viva a educação brasileira! Viva o MEC!”, declarou.

A programação incluiu percursos de 3 km para caminhada e 5 km e 10 km para corrida, com a participação de servidores, gestores, educadores e comunidade em geral. A proposta da corrida partiu dos próprios servidores do MEC, que, por meio de uma consulta interna, escolheram a atividade como forma de marcar a data comemorativa.

O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhou Lula no evento e destacou programas que impulsionaram a democratização do ensino no país, como o Prouni, o Sisu, o Fies, o Pé de Meia e o Enem. Também participaram os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Ao final dos percursos, os três primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas especiais, enquanto todos os participantes foram agraciados com medalhas de participação. Lula dedicou a premiação aos profissionais da educação.

“Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo que encontramos nesse país, com praticamente 68% da população com o ensino fundamental mal concluído”, ressaltou o presidente.

Pelas redes sociais, Lula também reforçou a mensagem da celebração: “Hoje foi dia de Corrida e Caminhada pelos 95 anos do MEC. Um momento que uniu esporte, saúde e celebração, reafirmando o compromisso com políticas públicas que transformam a educação no Brasil. Uma verdadeira caminhada pela soberania educacional do nosso país”.

Um século de história

Criado em 1930, inicialmente como Ministério da Educação e Saúde Pública, o órgão tinha sob sua responsabilidade políticas voltadas não apenas à educação, mas também à saúde, esporte e meio ambiente. Com a atuação de educadores como Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, iniciou-se um processo de transformação da educação nacional.

O direito universal à educação foi consolidado na Constituição de 1934, seguido pela criação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, e pela reforma universitária, em 1968.

Atualmente, após quase cem anos de trajetória, o MEC é responsável por políticas que abrangem toda a rede educacional: da educação infantil ao ensino superior, incluindo educação de jovens e adultos, ensino profissional e tecnológico, educação especial e educação a distância.

Fale com a Redação