Lula passa bem após cirurgia de catarata e retoma rotina na segunda-feira

10
Pós-operatório de catarata de Lula tem evolução satisfatória, diz Planalto (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Presidente realizou procedimento no olho direito sem intercorrências e fará exames de acompanhamento neste sábado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou o pós-operatório da cirurgia de catarata realizada na manhã desta sexta-feira (30) com evolução considerada satisfatória pelos médicos, informou o Palácio do Planalto neste sábado (31). O procedimento, realizado no olho direito, durou poucos minutos e não apresentou intercorrências, segundo nota oficial.

De acordo com o Planalto, Lula passou por uma avaliação de rotina na clínica Mirar Oftalmologia, em Brasília, onde foi submetido a exame oftalmológico do primeiro dia de pós-operatório. O resultado, segundo a Presidência, está dentro do esperado para o período. A consulta durou cerca de uma hora, e o presidente permanecerá em repouso no fim de semana, na Granja do Torto, residência oficial de campo da Presidência.

O chefe do Executivo deve retomar suas atividades habituais na segunda-feira (2), quando participará da cerimônia de abertura do ano no Judiciário, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), às 14h. Segundo o Planalto, o calendário de compromissos será retomado normalmente após o descanso do fim de semana.

Lula já havia passado pelo mesmo procedimento em 2020, também no olho direito. A cirurgia de catarata é considerada simples e de curta duração, geralmente recomendada para pessoas mais velhas. A doença ocorre quando o cristalino do olho se torna opaco, prejudicando a visão. Entre os fatores que contribuem para seu desenvolvimento estão idade avançada, inflamações, glaucoma, diabetes, uso de esteroides, exposição à radiação e tabagismo, conforme informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na quinta-feira (29), véspera do procedimento, o presidente realizou exames pré-operatórios e cumpriu agendas na Residência Oficial da Granja do Torto. A cirurgia ocorreu sem complicações, e Lula recebeu alta ainda no mesmo dia.