
Na sequência, aparecem o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 9%; o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 7%; e o governador de São Paulo, João Doria, com 4%
Em nova pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” mostra que Lula mantém a frente sobre Bolsonaro e venceria a eleição no primeiro turno se a disputa fosse hoje. O Datafolha testou dois cenários em pesquisa estimulada de intenção de voto.
No primeiro, apresentou cinco pré-candidatos: Lula, Jair Bolsonaro, Sergio Moro, Ciro Gomes e João Doria. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança pela corrida presidencial com 48% das intenções de voto contra 22% do presidente Jair Bolsonaro (PL), no primeiro turno, se a disputa fosse hoje. Na sequência, aparecem o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 9%; o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 7%; e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4%. Dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, Moro e Ciro estão empatados tecnicamente, assim como Ciro em relação a Doria.
No segundo, acrescentou mais cinco nomes à lista: Simone Tebet, Rodrigo Pacheco, Alessandro Vieira, Felipe d’Avila e Aldo Rebelo. Neste cenário, mais amplo, Lula tem 47% das intenções de voto; Bolsonaro, 21%; Moro, 9%; Ciro, 7%; e Doria, 3%. Por fim, aparecem os senadores Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD), com 1%. Os candidatos Alessandro Vieira (Cidadania), Aldo Rebelo (sem partido) e Luiz Felipe Dávila (Novo) não pontuaram.
A pesquisa ouviu 3.666 pessoas entre os dias 13 e 16 de dezembro em 191 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
A pesquisa estimulada não pode ser comparada com o levantamento anterior, de 13 a 15 de setembro, porque adota cenários diferentes.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, onde o entrevistado diz em quem pretende votar sem ver os nomes dos candidatos, o ex-presidente Lula, também aparece na frente.
- Lula (PT): 32% (27% na pesquisa anterior)
- Jair Bolsonaro (PL): 18% (20% na pesquisa anterior)
- Ciro Gomes (PDT): 2% (2% na pesquisa anterior)
- Sergio Moro (Podemos): 2% (não aparecia na pesquisa anterior)
- Outros: 2% (3% na pesquisa anterior)
- Em branco/nulo/nenhum: 7% (10% na pesquisa anterior)
- Não sabe: 36% (38% na pesquisa anterior)
Essa pesquisa pode ser comparada com as anteriores, já que não usa cenários pré-determinados.
Rejeição
O Datafolha também mediu em qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum:
- Jair Bolsonaro (PL): 60%
- Lula (PT): 34%
- João Doria (PSDB): 34%
- Sergio Moro (Podemos): 30%
- Ciro Gomes (PDT): 26%
- Rodrigo Pacheco (PSD): 17%
- Aldo Rebelo (sem partido): 16%
- Alessandro Vieira (Cidadania): 15%
- Simone Tebet (MDB): 15%
- Felipe D’Ávila (Novo): 15%
- Rejeita todos/não votaria em nenhum: 3%
- Não sabe: 1%
- Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 1%



















