O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliou suas viagens internacionais em 2025, visitando 16 países e permanecendo 52 dias fora do Brasil, segundo levantamento feito pelo portal R7. O número representa quase o dobro de dias fora do território nacional em comparação a 2024, quando o presidente esteve em 13 países e passou 31 dias no exterior.
Em 2023, primeiro ano de seu atual mandato, Lula passou ainda mais tempo fora do país: 75 dias, visitando 24 nações. Na ausência do presidente, quem assume o Palácio do Planalto é o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Em 2025, o presidente realizou cinco viagens à Ásia, quatro à América do Sul e também visitou países na Europa, África e América do Norte. Entre os países visitados estão Uruguai (duas vezes), Japão, Vietnã, Itália (duas vezes), Rússia, China, França, Canadá, Argentina, Chile, Estados Unidos, Indonésia, Malásia, Colômbia (duas vezes), África do Sul e Moçambique.
Apesar do aumento no número de países visitados, o ritmo de deslocamentos internacionais de 2025 ainda ficou abaixo do registrado em 2023, quando Lula defendia a volta do Brasil ao cenário e prestígio internacional.
O presidente já anunciou que planeja visitar ao menos quatro países em 2026, mas deve reduzir o ritmo de viagens em ano eleitoral, quando deverá disputar a reeleição.




















