Um primata da espécie macaco-da-noite, classificada como quase ameaçada, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros no último sábado (15), em Corumbá. O animal silvestre sofreu uma descarga elétrica ao encostar nos fios de alta tensão de um poste.
Um morador fez o resgate e o levou até o quartel do Corpo de Bombeiros, apresentando queimaduras na mão direita e na perna esquerda compatíveis com choque elétrico. O macaco teria perdido a consciência, mas foi reanimado.
Ele foi encaminhado para a PMA (Polícia Militar Ambiental) para passar pela veterinária e, posterior, deverá ser solto e reintroduzido ao seu habitat. As autoridades destacaram que essa espécie é de difícil avistamento.
Com o nome oficial de Aotus infulatus, também é chamado de macaco coruja por ter hábitos noturnos. Sobre essa última característica, está relacionada à evolução de seus olhos grandes, adaptados a ambientes com ausência parcial de luz.
Esses animais passam a maioria do seu tempo em árvores, ou seja, são considerados arborícolas, dormem e forrageiam na copa das árvores ou em folhagens densas. Tornam-se mais ativos em noites de lua cheia.











