Um recém-nascido de pouco mais de 40 dias foi internado com quadro clínico grave de desnutrição na terça-feira (06), em Campo Grande. Segundo as informações da ocorrência, a vítima residia com os pais em uma vila de quitinetes invadida na região do bairro Nova Lima.
O Conselho Tutelar foi mobilizado para apurar a situação e constatou a vulnerabilidade da família, que chegou ao imóvel há pouco tempo, conforme depoimento de vizinhos. A denúncia também revela para o fato deles serem usuários de drogas.
A vila de quitinetes ocupada pelos pais e a criança apresenta situação de abandono e ocupação ilegal, com lixo acumulado e falta de higiene básica que comprometem a saúde de todos, especialmente do recém-nascido.
O Conselho Tutelar acompanha a família desde o ano passado, quando recebeu a primeira denúncia, em dezembro, quando residiam em outro endereço, mas não encontraram o casal e a bebê. Através da mãe da jovem (avó da criança), chegaram até a quitinete.
Porém, nas visitas feitas pelo órgão, ninguém foi encontrado no endereço. Na terça-feira, a jovem, de 23 anos, foi ao posto de saúde para retirar um preservativo, ocasião em que a equipe notou o quadro de desnutrição da bebê e fizeram o resgate.
A jovem, ainda segundo o Conselho Tutelar, tem outros três filhos menores de idade que estão residindo com a avó. A apuração indica que ela tem uma medida protetiva contra o atual companheiro, apesar de continuar morando com o mesmo.
A recém-nascida está na Santa Casa e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) deverá decidir, quando o relatório investigativo for entregue, o futuro da criança.




















