Mesmo com ampla divulga da Operação Carnaval sem Covid-19 e detenção de 70 pessoas na primeira noite de Carnaval em Dourados, novo grupo de jovens se arriscaram a contaminação pela coronavírus aglomerando em uma das ruas do Bairro Green Ville nesta madrugada (14). Até um micro-ônibus e um ônibus foram utilizados para encaminhar 90 pessoas à delegacia pela força-tarefa.
Equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Juizado da Infância e Juventude e Conselho Tutelar, por volta das 2h da madrugada, tomaram conhecimento de uma ‘festa de rua’, nas proximidades do distrito industrial, com aglomerações de centenas de pessoas sem usar máscara de proteção, descumprindo o toque de recolher, usando bebidas alcoólicas em vias públicas, uso de drogas e veículos realizando manobras perigosas.
As denúncias foram efetuadas ao Centro de Controle (CECOM) da Guarda Municipal, através dos Telefones 199 e 153.
Os policiais e agentes confirmaram a existência da festa em total desrespeito com a regras de mitigação da pandemia. Os participantes ao visualizarem as viaturas começaram a fugir em alta velocidade em seus veículos e outros correndo a pé pelos terrenos baldios.
Durante as abordagens 90 pessoas, sendo 27 mulheres e 63 homens, foram presas por descumprimento das medidas sanitárias. Foram lavrados 25 autos de infrações de trânsito e recolhidos sete veículos irregulares, com destaque para quatro condutores embriagados e outros seis não habilitados.
No local foram flagrados adolescentes, várias caixas de bebida alcóolica, porções de maconha.
Um micro-ônibus da Guarda Municipal e um Ônibus da Prefeitura Municipal foram usados na ação para transportar as pessoas detidas até a delegacia de Polícia Civil.

Uma adolescente tentou mentir para as conselheiras tutelares, tentando se passar por outra pessoa, apresentando um documento que não era seu. Ela responderá pelo ato infracional de apresentar documento alheio. Outras duas tinham mandados de prisão em aberto.
Segundo nota da Guarda Municipal, as ações têm o objetivo de diminuir o crescimento do contágio pelo novo coronavirus e a integração das instituições de fiscalização. Já a PM informou que “para os órgãos envolvidos na operação, o número de pessoas detidas em apenas dois dias revela o quão inconsequentes são os participantes desse tipo de evento que contraria todas as normas de segurança e sanitárias, colocando ou expondo um grande número de pessoas ao contágio e transmissão do coronavírus”.
A força-tarefa, também esteve presente em outros pontos da cidade e nos estabelecimentos comercias que estavam abertos após início do toque de recolher.
“A Operação Carnaval sem Covid-19 vai continuar com rigor na fiscalização em toda cidade de Dourados”, finalizou nota.




















