24.8 C
Campo Grande
sábado, 2 de agosto, 2025
spot_img

Mais de 2 mil pessoas participam de simulação de assalto do ‘Domínios de Cidade’ em Campo Grande

Ruas fechadas, bandidos fortemente armados, tiros e bombas. ´Invasão´ à empresa de segurança patrimonial movimentou a região do Jardim Paradiso, em Campo Grande, na noite de sexta-feira (23) e madrugada deste sábado (24). Mas, o cenário digno de filme de ação, na verdade, fazia parte de simulação coordenada pela Polícia Militar, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), com objetivo de aprimorar o trabalho do plano de defesa contra ataques criminosos conhecidos como “Domínio de Cidades”.

Cerca de 2 mil pessoas – entre policiais civis e militares, Corpo de Bombeiros, GCM (Guarda Civil Metropolitana), membros da Forças Armadas e também colaboradores civis – participaram da ação, que simulou ataque do crime conhecido como “Domínio de Cidades”, modalidade que vem crescendo no Brasil e, normalmente, envolve ações para intimidar a população e policiais, causando pânico e medo, Segundo informações do comandante do Bope, tenente coronel Vinicius de Souza Almeida.

A ação iniciou pontualmente às 23h55 de ontem, com duração de 23 minutos, na empresa que fica localizada na Rua Otávio Gonçalves Gomes, esquina com a Rua Hanna Abdulahad e a Avenida Tamandaré. Dezessete policiais militares, passando por criminosos, chegaram fortemente armados, em cinco veículos, invadindo a empresa e fazendo reféns. O grupo simulou o arrombamento do local com explosivos para acesso aos malotes com dinheiro.

Na fuga, dois reféns foram colocados em capôs dos carros do grupo, simulando o uso de pessoas como escudo humano, para que em uma possível abordagem, os policiais não atirem contra os veículos.

“A Polícia Militar ao ser informada do crime em ação, foi deflagrado o plano de defesa da cidade para este tipo de evento, com equipes sendo lançada em diversos pontos da cidade, onde há previsão de diversos bloqueios em um raio de 150 quilômetros, incluindo áreas rurais, além de acionamento do gabinete de de crise, instalado no Comando Geral da PM, cronometrando e analisando cada passo”, explicou Souza.

Mais de 2 mil pessoas participam de simulação de assalto do 'Domínios de Cidade' em Campo Grande

Neste ano, ainda houve incremento no simulado a tentativa de resgate aos presos Penitenciária Federal de Campo Grande, localizada no Bairro Los Angeles, simultaneamente com o assalto.

Fale com a Redação