O Senar/MS e a Prefeitura de Campo Grande oficializaram, nesta sexta-feira (24), a assinatura do Termo de Cooperação que marca o início de uma nova etapa para a agricultura familiar da capital. O evento, realizado no auditório da Famasul, contou com a presença de autoridades municipais, representantes do setor produtivo e produtores rurais.
A parceria dá origem ao AgroIntegra CG – Conectando o Campo à Alimentação Escolar, projeto que visa integrar o campo à cidade, fortalecendo a produção local e ampliando o acesso dos agricultores familiares a políticas públicas de comercialização, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Senar/MS junto aos produtores rurais. “Nosso papel é orientar o produtor sobre o que produzir, como melhorar sua rentabilidade e garantir um mercado seguro para sua produção. Quando o produtor tem acesso à informação e orientação técnica, ele ganha confiança, aumenta sua produtividade e melhora a qualidade de vida no meio rural”, afirmou Bertoni.
Por meio do termo, o Senar/MS, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) e apoio do Sindicato Rural de Campo Grande e da Famasul, desenvolverá ações de assistência técnica e gerencial, qualificação profissional, inovação tecnológica e sustentabilidade, com meta inicial de atender 240 participantes, entre 170 produtores rurais e 70 hortas urbanas.
Um mapeamento foi realizado para identificar os principais gargalos das famílias rurais, e realizadas reuniões com grupos de produtores e associações para propor soluções e organizar a base. Além de impulsionar o setor produtivo, o projeto pretende organizar e capacitar os agricultores que enfrentam desafios como falta de documentação, dificuldades logísticas e ausência de assistência técnica. O objetivo é criar condições para que esses produtores possam acessar o mercado formal, diversificar cultivos e aumentar a renda das famílias.
A senadora Tereza Cristina destacou a importância do programa para o fortalecimento da agricultura familiar em Campo Grande e elogiou a união das instituições envolvidas.
“Esse trabalho integrado entre Prefeitura, Sistema Famasul, Senar, Embrapa e Sindicato Rural mostra o que é possível fazer quando há parceria e vontade política. Este programa tem tudo para dar certo porque une produção, capacitação e mercado garantido, especialmente com o PNAE. As crianças vão receber uma merenda de qualidade, feita com produtos locais, e os produtores terão segurança para vender o que produzem”, afirmou a senadora.
O Senar/MS tem alcançado resultados expressivos na agricultura familiar. Desde 2022, mais de 1.500 produtores foram atendidos em 31 municípios por meio da ATeG Prepara, e a meta para este ano é alcançar 1.164 atendimentos. Em Campo Grande, 209 produtores já recebem acompanhamento técnico da instituição.
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destacou o compromisso da Prefeitura com a agricultura familiar e o fortalecimento do Cinturão Verde. “Este é um projeto transversal que reforça a política pública, integra ensino, produção e comercialização, e fortalece a economia local, garantindo que todos tenham oportunidade de produzir e prosperar em Campo Grande”, concluiu a prefeita.
De acordo com dados da Agraer, os agricultores familiares de Mato Grosso do Sul já comercializaram mais de R$ 5,1 milhões por meio de políticas públicas de compras institucionais no primeiro semestre de 2025, demonstrando o impacto das ações de fortalecimento do setor.
Adriana, do Assentamento Carolina, está confiante com as novas possibilidades que a iniciativa podo proporcionar. “Isso é muito bom, sempre ví que alguns produtores forneciam seus produtos para a prefeitura e agora essa possibilidade chegou até nós”, afirmou a produtora rural de Campo Grande.
Com a parceria firmada entre as instituições, os pequenos produtores da capital poderão participar de programas para vendas como escolas, mercados e outros estabelecimentos, podendo escoar os produtos com tranquilidade e segurança.











