Edição deste ano oferece 3,2 mil vagas em 81 instituições, com provas em todas as capitais e mais 23 cidades
Foram encerradas, ontem (9) as inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) 2021, realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). São mais de 42 mil inscritos para 3,2 mil vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional em 81 instituições distribuídas em todo o país. As provas ocorrerão em 12 de dezembro deste ano.
Para o coordenador de Planejamento de Pessoal da Rede Ebserh/MEC, Mauro Oliveira, o expressivo número de inscritos mostra a consolidação do Enare como um exame que abrange todo o Brasil. “Pela primeira vez, temos uma seleção realmente nacional, com provas aplicadas em diversos locais, o que reforça a importância do Enare para o país. A quantidade de candidatos mostra que nossos esforços para democratizar o ingresso nos programas de residência foi reconhecido e que estamos no caminho certo. Temos ainda muito a avançar e trabalhamos nesse sentido”, pontuou Oliveira
O Enare foi criado em 2020 com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. As universidades federais participantes podem ter menos vagas ociosas, eliminam os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliam a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresenta vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e mais 23 cidades, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras.
O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas ociosas.



















