Mais de 80 mil eleitores de MS têm pendências e precisam regularizar título até 6 de maio

11
Prazo para regularizar título eleitoral entra na reta final em MS (Foto: TRE-MS)

Prazo é improrrogável e termina 150 dias antes das eleições de outubro de 2026

O calendário corre — e o título eleitoral também. A 89 dias do fim do prazo, pelo menos 81 mil eleitores de Mato Grosso do Sul ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral e precisam regularizar a situação para garantir o direito de votar nas eleições de outubro de 2026.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo é improrrogável e termina em 6 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado, impedindo qualquer alteração, transferência ou regularização. O sistema só será reaberto depois do 2º turno das eleições, previsto para o fim de outubro.

O fechamento do cadastro ocorre por determinação da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que estabelece o encerramento 150 dias antes do pleito. Como o 1º turno das eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro, o dia 6 de maio é o limite para ficar em dia com as obrigações eleitorais.

Até lá, eleitores que precisam transferir o domicílio eleitoral, alterar endereço ou local de votação, emitir o primeiro título, revisar dados cadastrais ou cadastrar a biometria devem procurar o Fórum Eleitoral mais próximo. A orientação da Justiça Eleitoral é não deixar para a última hora, para evitar filas, instabilidades no sistema ou outros imprevistos.

Quem não regularizar a situação não poderá votar nas eleições de outubro e pode enfrentar outras restrições previstas em lei.

Como consultar a situação eleitoral

A consulta pode ser feita de forma online, por meio do autoatendimento do TSE, com o preenchimento dos dados pessoais.

Onde regularizar em Campo Grande

Na capital, a Central de Atendimento ao Eleitor funciona das 12h às 18h, na Rua Delegado José Alfredo Hardman, nº 180, no Jardim Veraneio. Também há atendimento no Centro Integrado de Justiça (Cijus), no mesmo horário.

O expediente é o mesmo nos Fóruns Eleitorais do interior do estado, que atendem de segunda a sexta-feira.