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sexta-feira, 26 de abril, 2024
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Mais de 87% dos brasileiros querem comprar na Black Friday, aponta pesquisa

A Black Friday nasceu nos Estados Unidos, mas desde 2010 foi incorporada no calendário do varejo nacional e bem aceita pelos brasileiros. Neste ano, o evento acontece no dia 26 de novembro, mas durante todo o mês, o comércio do país se movimenta em torno da ocasião. De acordo com a pesquisa do Pelando, rede social de compras que mapeia promoções em lojas online, mostra que mais de 87% dos consumidores pretendem comprar alguma coisa durante o evento.

O levantamento mostra que 61% dos consumidores já sabem o que vai comprar, enquanto 38% estão indecisos.

Os produtos mais desejados são o celular smartphone e notebook. Confira a lista dos 10 mais de acordo com intenção de compra:

1. Celulares e smartphones
2. Notebook
3. Placa de vídeo
4. Roupas
5. Smart TV
6. Geladeira
7. Air fryer
8. Cadeira gamer
9. Monitor
10. Vídeogame

Com investimento médio entre R$1.000 e R$2.000, a maioria dos entrevistados deve realizar suas compras em lojas online (84%), enquanto 16% deles pretendem utilizar lojas onlines e lojas físicas.

A pesquisa aponta também que a maioria dos consumidores prioriza quatro fatores na hora de fechar a compra:

• Preço bom (68,5%);
• Frete grátis (12%);
• Cupons de desconto (8,8%); e
• Confiança na loja (5,6%).

Em contrapartida, o alto custo do frete é eliminatório para 32,4% dos respondentes, seguido por loja mal avaliada ou desconhecida (28,5%), comentários negativos de outros consumidores (20,6%) e poucas condições de pagamento (8%). 

De olho nas super promoções da Black Friday, mais de 68% do grupo entrevistado afirmaram que já começaram a se programar com antecedência.

Amazon, Americanas e Magazine Luiza lideram a preferência de lojas dos consumidores brasileiros.

Já a lista de desejo nacional é composta por eletrônicos, que saem em disparada com 71,4% de intenção de compra, seguidos por itens de informática (56,9%), celulares e smartphones (38,3%) e eletrodomésticos (33%).

O levantamento foi realizado em setembro e contou com a participação de mais de 350 pessoas de todo o Brasil.

*com informações R7

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