Campo Grande dá mais um passo rumo a uma mobilidade urbana segura, moderna e sustentável. A nova ciclovia da Avenida Nosso Senhor do Bonfim vai integrar dois importantes corredores viários — a Avenida Cônsul Assaf Trad e a Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo — oferecendo mais segurança para ciclistas e pedestres e incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte acessível, saudável e aliado ao meio ambiente.
A novidade já desperta boas lembranças e expectativas entre os moradores. Thaíse Silva Assis, de 27 anos, recorda da infância vivida sobre duas rodas:“Lembrei da minha mãe levando eu e meus irmãos de bicicleta até a escola. Até hoje o pessoal do bairro usa muito a bicicleta, porque é acessível e facilita pequenos trajetos. Além disso, o canteiro vai ficar mais organizado e isso valoriza a feira de sexta-feira, que é um ponto de encontro da comunidade.”

Para quem utiliza a bicicleta todos os dias, a obra representa mais segurança. João Victor da Maia, de 16 anos, recém-chegado de Ponta Porã, relata situações de risco: “Sempre tenho que usar a rua ou a calçada, e isso atrapalha pedestres e carros. Já fui fechado por um carro e fiquei sem reação. A ciclovia vai trazer muito mais tranquilidade, até para sair à noite de bicicleta.”

Com 25 anos de história no bairro, a feirante Jeanne Pereira de Sousa, 57 anos, também vê a obra como conquista coletiva:
“Eu e meus filhos andamos de bicicleta, mas já aconteceram acidentes graves. Com a ciclovia vai ficar mais seguro, vai ajudar bastante. O pessoal vai gostar muito.”

Além de ser uma alternativa econômica e saudável de deslocamento, a expansão da rede cicloviária contribui para reduzir congestionamentos, poluição do ar e acidentes de trânsito, além de estimular a prática de atividade física, melhorar a qualidade de vida e valorizar o comércio local.
A obra será executada pela TST Construções Ltda., com investimento de R$ 1,6 milhão, conforme contrato publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (18). Serão 4,79 quilômetros de extensão, divididos em calçada compartilhada, ciclovia e ciclofaixa — adequados ao perfil urbano de cada trecho.

Mais de 128 km de ciclovias em Campo Grande
Atualmente, a cidade já conta com mais de 128 km de ciclovias, ciclofaixas, calçadas compartilhadas e ciclorrotas. A meta da Prefeitura é interligar todas essas rotas, promovendo mobilidade segura de ponta a ponta.
Nos próximos meses, estão previstos mais 18,62 km de novas ciclovias em vias estratégicas, como as avenidas Tamandaré, Euler de Azevedo, Gabriel Spipe Calarge, Filinto Müller, além da região da rodoviária e ruas Iguatemi, Antônio Rahe, George Chaia, Anchieta, Carandá, Arica e Candelária. Também estão planejadas obras de requalificação em mais de 10 km de trechos já existentes.
Com cada nova entrega, a bicicleta deixa de ser apenas lazer para se consolidar como alternativa real de transporte: segura, econômica e amiga do meio ambiente.