13/11/2014 10h00
Manchas no rosto: conheça os melhores tratamentos para cada tipo de problema
Itodas
Alterações hormonais, acne, exposição excessiva ao sol, envelhecimento, hereditariedade e gravidez são algumas das principais causas de manchas escuras na pele, que acontecem em função de desequilíbrios na quantidade de melanina no corpo. “O ideal para evita-las é nunca descuidar do uso de protetor solar porque o sol estimula algumas células a se pigmentarem mais do que outras, por isso ficam escuras”, alerta o dermatologista Almiton Macedo.
Segundo o médico, os melasmas – nome dado às manchas escuras – não têm cura, mas podem ser bastante amenizados com tratamentos. Veja quais são os melhores procedimentos indicados pelo especialista para cada tipo de mancha.
Peeling químico
Trata-se da aplicação de ácidos na pele com o objetivo de provocar uma descamação progressiva e estimular o crescimento de uma nova camada de tecidos. “O tratamento é indicado para eliminar cicatrizes, manchas de acne, além de atenuar rugas e linhas de expressão”, lista Amilton.
Dermoinfusão com acquapeel
O tratamento usa uma ponteira feita de diamante que esfolia a pele, promovendo a renovação do tecido. “A dermoinfusão é interessante porque, além de clarear manchas, reduz linhas finas e poros dilatados e estimula a produção de colágeno”, afirma.
Peeling de cristal
Nesse tratamento, um aparelho de sucção feito com cristais de hidróxido e alumínio esfolia a pele e retira a camada mais externa. “É indicado para manchas de sardas, cravos, espinhas e cicatrizes. Além disso, reduz poros dilatados, rugas e linhas de expressão”, pontua o especialista.
Laser
O tratamento utiliza uma luz de baixa frequência, que penetra nas camadas da pele a divide as células que produzem o pigmento escuro para que os fragmentos sejam destruídos pelo organismo. “Esse tratamento é interessante porque é capaz de impedir que as manchas retornem por muito tempo após a realização do procedimento”, explica o dermatologista.




















