25.8 C
Campo Grande
sábado, 13 de setembro, 2025
spot_img

Mara Caseiro consegue ajuda do Estado para estragos causados pela chuva em Corguinho

Deputada se reuniu com secretário Eduardo Riedel

Devido aos estragos causados pela chuva no município de Corguinho, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), acompanhou a prefeita Marcela (PSDB), na visita realizada ao secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, e ao diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), André Nogueira. “Antes da reunião, conversei com o governador Reinaldo Azambuja sobre os danos ao município e ele pediu que apresentássemos ao secretário Riedel, o levantamento de todos os danos ocorridos devido às chuvas”, disse Mara.

Mara Caseiro consegue ajuda do Estado para estragos causados pela chuva em Corguinho
Chuva causou estrago em Corguinho – divulgação

Com os dados em mãos, a deputada, a prefeita, o vice-prefeito Barrinha e o vereador Jefer estiveram na terça (02), na Secretaria Estadual de Infraestrutura. “Tive que decretar estado de emergência em partes da área urbana e rural de Corguinho que foram afetadas pelas fortes chuvas ocorridas no dia 16 de fevereiro.A chuva deixou danos materiais e ambientais na cidade. Pontes e estradas foram destruídas, prejudicando o escoamento da produção de leite, carnes, produtos da agricultura familiar de comunidades quilombolas, e também o turismo”, lamentou a prefeita.

Segundo laudo meteorológico emitido pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), a intensidade de chuva foi atípica e ocasionou a formação de uma “supercélula” localizada, que registrou 60 milímetros de acumulados e provocou prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta do município.

Diante disso, além do município, o Governo do Estado também decretou hoje (04), situação de emergência em Corguinho.“O município tem buscado amenizar os estragos da chuva, mas os problemas só serão resolvidos com a ajuda do Estado que já nos foi garantida pelo governador e o secretário Riedel”, afirmou a deputada que também é líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Fale com a Redação