Na manhã da segunda-feira (30), foi entregue na Casa Rural, em Campo Grande, a honraria concedida em 18 de junho, pela Câmara Municipal de Dourados, ao presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni. A iniciativa, proposta pelo vereador Marcelo Mourão (PL), reconhece o trabalho de Bertoni à frente da instituição, representando e defendendo os produtores rurais de Mato Grosso do Sul.
O texto oficial em destaque na placa de homenagem diz:
“À frente da Famasul desde 2021, teve a missão de ser a voz dos produtores rurais dentro e fora de Mato Grosso do Sul. Com trabalho firme e diálogo aberto, levou as pautas do agro para os debates estaduais, nacionais e até internacionais, sempre defendendo a segurança jurídica, a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor. O reconhecimento veio de forma natural: por unanimidade, os sindicatos rurais do estado confiaram, mais uma vez, na diretoria que assume o novo mandato, de 2025 a 2029.”
No anúncio, em que comunicou a entrega da honraria, o vereador Marcelo Mourão destacou a importância da liderança de Marcelo Bertoni para o agro sul-mato-grossense. “Defende o agronegócio, mas acima de tudo é um ser humano que conversa com todo mundo, que faz os enfrentamentos com a firmeza que precisa, mas com a diplomacia que poucos conseguem executar.”
A homenagem reforça o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Sistema Famasul na representação dos produtores rurais e na construção de um ambiente de diálogo, fortalecimento institucional e desenvolvimento sustentável para o agro de Mato Grosso do Sul.