A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou na manhã deste domingo (31) o resgate de uma criança de 8 anos na região do Paiaguás, a cerca de 62 quilômetros de Ladário, no Pantanal.
De acordo com informações do site Diário Corumbaense, o menino sofreu uma queda de cavalo e apresentava suspeita de fratura nos dois braços. A fazenda onde ele estava só tem acesso por via fluvial, o que dificultaria o atendimento médico em tempo hábil devido à distância pelo rio.
Para a operação, foi utilizada uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), subordinado ao Com6ºDN. Um médico do Hospital Naval de Ladário acompanhou o resgate.
Após o pouso em Ladário, a criança foi transferida para uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar, que a encaminhou à Santa Casa de Corumbá.
Segundo a Marinha, esse tipo de operação, chamada de Evacuação Aero Médica (EVAM), é realizada em caráter emergencial em áreas de difícil ou impossível acesso terrestre. A execução depende de fatores como condições meteorológicas, distância do local do acidente e disponibilidade da aeronave em período diurno.