17/12/2014 15h00
Mark Zuckerberg bloqueia comentários no próprio perfil do Facebook após “invasão” de brasileiros
Gizmodo
Posts mais recentes também receberam diversos comentários do Brasil. Esta foto com Kevin Systrom, que comanda o Instagram, tem imagens com “HUEHUEBR” e coisas do gênero.
A “invasão” acabou no perfil de Zuckerberg porque ele bloqueou os comentários em todos os posts no perfil dele. Isso ainda não está disponível para os usuários, mas deveria: há anos, o Google+ permite bloquear comentários em cada post, e isso pode ser bastante útil – como o próprio Mark sentiu na pele. Também é possível limitar quem pode comentar nos seus posts públicos; não há como fazer isso no Facebook.
Afinal, por que isso tudo aconteceu? Alguns dizem que a ideia era reclamar do alcance das Páginas do Facebook: nos últimos meses, elas vêm sofrendo uma queda no número de visualizações.
Mas para a maioria, era só algo divertido a se fazer – “a zueira não tem limites”, e coisa do tipo. O caso chamou mais atenção após aparecer no TechCrunch, e eles apontam para um grupo no Facebook que organizou o flood de comentários:
O link para o grupo agora leva a uma página “Este conteúdo está atualmente indisponível”. Mas ainda há alguns vestígios no Facebook, como este evento…
e este rapaz comentando em algumas notícias do UOL, dizendo que “nós vamos entrar pra história do Facebook”:
Qualquer que seja o motivo, o flood acabou expondo um dos (diversos) problemas no Facebook: a seção de comentários pode sofrer abusos, especialmente em posts públicos, e não há como controlar isso. Agora é ver se o bloqueio de comentários será um recurso distribuído para páginas e usuários, ou se ficará apenas nas mãos de Zuck.
























