Marquinhos Trad espera receber 50% das vacina contra covid-19

908
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, durante live nesta terça-feira. Reprodução

As 79.380 doses esperadas não atenderão nem 10% do grupo prioritário na Capital

O prefeito Marquinhos Trad, afirmou que espera receber 79.380 doses da CoronaVac do Governo de Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (18).

Mas, ainda não se sabe quantas doses o Estado vai destinar para cada cidade de Mato Grosso do Sul. Marquinhos defende que a Capital acolhe quase todo o interior, além de ser considerada epicentro da doença.

“Esperamos receber pelo menos 40% a 50% do total de doses que estão vindo para o Estado”, espera o prefeito.

Os grupos prioritários, dessa primeira fase de vacinação, serão idosos, equipes de saúde e os indígenas que vivem em aldeias.

Para Marquinhos o grupo de indígenas precisa ser revisto no caso de Campo Grande, onde as aldeias urbanas.

O prefeito também adiantou que o plano de vacinação na Capital já está pronto para ser executado. “A vacinação é a reação concreta e eficaz da vida contra a morte, da saúde contra a doença. E é o momento da união de esforços e foco total na organização da logística de distribuição da vacina para a população”, comemora.

Apesar das doses iniciais esperadas não imunizarem nem 10% do número total de pessoas do grupo de risco. O prefeito diz que não há motivos para atropelar o Ministério da Saúde.

“Ontem o ministro Pazuello deixou claro que vai cumprir o cronograma de entrega das vacinas para todos os estados, então não há porque desobedecer e querer atropelar as coisas”, pondera.

Só na Capital, o grupo prioritário é composto de 163 mil pessoas. Inicialmente, a prefeitura tinha feito um pedido com mais de 347 mil doses da vacina, porém foram cancelados todo os pedidos dos municípios brasileiros.