Mato Grosso do Sul entra em alerta laranja por chuva intensa e ventos fortes

27
Campo Grande pode registrar temporal à noite; acumulados podem ultrapassar 30 mm em 24 horas (Foto: EnfoqueMS)

Frente fria e calor intenso provocam temporais e instabilidade em diversas regiões do estado

O primeiro dia útil após o Ano-Novo em Mato Grosso do Sul deve começar com sol, mas o tempo pode mudar rapidamente ao longo desta sexta-feira (2), com previsão de chuvas fortes, tempestades, raios e ventos intensos. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que pede atenção redobrada da população.

Em Campo Grande, a madrugada teve chuva fraca e isolada. Durante o dia, o sol aparece entre muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e possibilidade de temporal à noite. As temperaturas variam entre 22ºC e 30ºC.

No interior do estado, o calor segue intenso. Corumbá e Porto Murtinho podem chegar aos 35ºC. Coxim e Paranaíba têm máxima de 32ºC, Camapuã e Três Lagoas alcançam 31ºC, Dourados registra até 30ºC, enquanto Ponta Porã fica em torno de 28ºC.

De acordo com o Inmet, a instabilidade é provocada pela combinação de calor, alta umidade, áreas de baixa pressão atmosférica e a aproximação de uma frente fria oceânica. Os volumes de chuva podem ultrapassar 30 milímetros em 24 horas, especialmente nas regiões central, sudeste, nordeste e leste do estado.

Diante do cenário, o instituto elevou o alerta de amarelo para laranja, que indica perigo. A previsão aponta chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros ao dia, além de ventos que podem alcançar 100 km/h. Com isso, aumenta o risco de alagamentos, quedas de árvores, cortes de energia elétrica e descargas atmosféricas.

Recomendações de segurança

  • Evite se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
  • Sempre que possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
  • Em situações de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A previsão indica que a instabilidade deve persistir e atingir diversas regiões do estado, com variações significativas nas condições do tempo entre os municípios.