34.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 4 de setembro, 2025
spot_img

Mato Grosso do Sul leva mais de 200 participantes aos Jogos da Juventude 2025

Entre os dias 10 e 25 de setembro, Brasília será palco do maior evento estudantil multiesportivo do país, os Jogos da Juventude 2025, voltados a estudantes-atletas de 15 a 17 anos. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento reunirá mais de 5 mil jovens de todas as regiões do Brasil em busca de medalhas em 20 modalidades.

A delegação de Mato Grosso do Sul participará com mais de 215 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 23 municípios do Estado. A coordenação é do Governo de MS, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Integração nacional e fortalecimento esportivo

Os Jogos têm como objetivo incentivar a prática esportiva, revelar talentos e promover o intercâmbio cultural entre jovens, além de fortalecer o Movimento Olímpico no país. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 10 de setembro, às 18h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, a competição é um espaço de aprendizado. “Os Jogos da Juventude não se resumem à disputa por resultados. Eles funcionam como um espaço de formação, onde os atletas podem trocar experiências com atletas de outras regiões e aperfeiçoar as suas habilidades, competindo em alto nível”, afirmou.

Para a chefe da delegação, Karina Quaini, a participação é um marco na carreira dos jovens. “É uma experiência muito valiosa, porque coloca nossos atletas diante dos maiores talentos do país, amplia o aprendizado e fortalece a confiança de cada um”, destacou.

Disputa em 18 modalidades

A delegação sul-mato-grossense disputará 18 modalidades, divididas em três blocos:

  • De 9 a 13 de setembro: atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, tiro com arco e tênis de mesa.
  • De 14 a 19 de setembro: águas abertas, triathlon, wrestling, basquete, futsal e vôlei de praia.
  • De 20 a 25 de setembro: badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e vôlei.

Uma das novidades desta edição é o retorno do futsal, modalidade tradicional que volta ao calendário da competição.

Estrutura e embaixadores

O CICB será o centro das atividades, abrigando a sede do comitê organizador, o Centro de Convivência dos atletas, o restaurante e as disputas de nove modalidades.

Além das competições, os Jogos terão embaixadores que são ídolos do esporte nacional, como Bruninho (voleibol), Duda Amorim (handebol), Ketleyn Quadros (judô), Janeth Arcain (basquete) e Luisa Baptista (triatlo), entre outros.

Preparação da delegação de MS

Os atletas sul-mato-grossenses receberão os kits esportivos no dia 8 de setembro, às 8h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande.

Reconhecidos como porta de entrada para o esporte olímpico, os Jogos da Juventude já revelaram diversos ídolos nacionais. Agora, será a vez da nova geração mostrar seu talento e representar o Mato Grosso do Sul no cenário esportivo brasileiro.

Fale com a Redação