MDB pressiona Tebet a abandonar candidatura à presidência do Senado

293
Pedro França/ Agência Senado

Senadores do MDB e de partidos aliados têm defendido nos bastidores, desde segunda-feira (25), que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) abandone a disputa pela presidência do Senado.

Em troca, o MDB espera angariar a vice-presidência na chapa do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), além de indicações para as melhores comissões da Casa.

Um líder emedebista ouvido pelo blog da Andréia Sadi afirma que a candidatura, até agora, “não decolou” e seria “mais prudente” a senadora desistir pois avalia que sua candidatura “desidratou”. Tebet, no entanto, tem repetido a aliados que não vai deixar a disputa e busca apoios para se manter no páreo contra Rodrigo Pacheco.

O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), declarou ontem (27) que parte dos apoios esperados de partidos à candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) não se consolidou.

“A candidatura da nossa querida Simone Tebet foi construída por aclamação dentro da bancada e isso foi feito dia 12 de janeiro. Quando fizemos isso, estávamos diante de algumas expectativas e de algumas premissas, de apoiamento de alguns partidos. Esses apoiamentos vieram em parte e em parte não se confirmaram e hoje houve uma reunião de avaliação com os colegas senadores”, declarou.

As declarações de Eduardo Braga foram dadas nesta quarta após reunião da bancada do MDB – a maior do Senado, com 15 senadores. No encontro, o parlamentar do Amazonas foi reconduzido à função de líder do MDB no Senado.

Após a reunião da bancada, Simone Tebet disse que manterá a candidatura à principal cadeira do Senado. Questionada sobre os votos dos colegas de partido, a senadora demonstrou desconforto. “Pergunta para o líder”, respondeu.

Se abandonar o anúncio de voto unificado em Simone Tebet, o MDB pode abrir caminhos na negociação de espaços na Mesa Diretora do Senado e no comando das comissões da Casa. O outro principal candidato à presidência do Senado é Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apoiado por Alcolumbre.

Nove legendas já declararam apoio à Rodrigo Pacheco. Tebet, além de votos no MDB, conta com o apoio anunciado de integrantes do Cidadania, do Podemos e do PSB.

*Com informações G1