17.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 7 de agosto, 2025
spot_img

MEC inicia convocação da lista de espera do Fies para o 2º semestre de 2025

O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta terça-feira (5) a convocação dos estudantes inscritos na lista de espera do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o segundo semestre de 2025. As chamadas são realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do programa (fies.mec.gov.br), e seguem abertas até o dia 19 de setembro.

A convocação contempla candidatos que participaram do processo seletivo regular, mas não foram pré-selecionados na primeira chamada. Todos esses estudantes foram automaticamente incluídos na lista de espera e agora têm nova oportunidade de garantir financiamento para o curso superior em instituições privadas com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Prazo curto: fique atento aos prazos

Os convocados terão até três dias úteis após a pré-seleção para complementar a inscrição no sistema FiesSeleção, com login pela plataforma Gov.br. Após essa etapa, os dados informados deverão ser validados pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino, num prazo de cinco dias úteis, com envio presencial ou digital da documentação.

Somente depois dessa validação o estudante poderá procurar um agente financeiro — geralmente um banco — para finalizar a contratação do financiamento, dentro do prazo de dez dias úteis, contados a partir do terceiro dia após a validação pela faculdade.

Mais de 74 mil vagas e prioridade para alunos de baixa renda

Neste segundo semestre, o Fies oferece 74,5 mil vagas em cursos de graduação. O número total de inscritos no processo seletivo foi de 276.140 inscrições, feitas por 111.402 candidatos.

Metade das vagas é destinada ao Fies Social, voltado a estudantes de baixa renda, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscrição no CadÚnico. Nessa modalidade, o financiamento pode chegar a 100% dos encargos educacionais, e os candidatos estão dispensados da comprovação de renda.

Sobre o Fies

Criado pela Lei nº 10.260/2001, o Fies tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior por meio de financiamento público, com condições facilitadas de pagamento. O programa atende estudantes regularmente matriculados em instituições particulares com avaliação positiva junto ao MEC.

Fale com a Redação