Na manhã desta quarta-feira (28), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que morreu a primeira criança em decorrência do coronavírus em Mato Grosso do Sul. A vítima é uma criança de 5 anos, de Ponta Porã, que estava internada em um hospital de Dourados.
O menino era autista e tinha asma e obesidade e a SES investiga a morte como suspeita da SIM-P (Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica). É a terceira suspeita, já que a primeira notificação de agosto foi descartada e o caso da adolescente de 15 anos que morreu na semana passada ainda está em investigação.
A SIM-P se manifesta em crianças e adolescentes de 4 a 17 anos e os sintomas podem aparecer meses depois da covid-19. Os pais devem ficar atentos a febre alta e persistente, o inchaço das mãos e pés, dores abdominais, diarreia, vômito, confusão mental e vermelhidão nos olhos.
Além da criança outras três pessoas tiveram a morte confirmada pela doença nesta quarta-feira no estado. Todas do interior do estado. Moradores Ladário, Miranda e Paranhos, com idades variantes entre 60 e 76 anos. Desde o início da pandemia, foram registrados 1.570 óbitos no Estado. A taxa de letalidade está em 1,9%.
A média móvel de mortes oscilou para baixo, ficou em 7,4 por dia, nos últimos 7 dias. O total de óbitos pela doença no estado, entretanto, chegou a 1.570. O estado registrou 495 casos novos e chegou aos 81.033 desde o começo da pandemia.
Ainda há 306 pacientes hospitalizados, 164 em leitos clínicos e 142 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dois deles não são contabilizados como casos do Estado. A macrorregião de Corumbá é a que está com o maior percentual de leitos de UTI/SUS ocupado, 70%, seguida pela macrorregião de Campo Grande (65%), Dourados (56%) e Três Lagoas (31%).











