Mesmo sem horário de verão, celulares sistema Android atrasam relógio em uma hora

468
(Foto: Reprodução/Internet)

Situação já havia sido registrada em outubro e novembro de 2019. Saiba como fazer as alterações

O relógio de alguns aparelhos de celular do sistema Android foi atrasado automaticamente em uma hora à meia-noite deste domingo (21), por causa do horário de verão, que se encerraria hoje. Internautas usaram as redes sociais para comentar o ocorrido.

O problema foi registrado principalmente em smartphones com versões anteriores ao Android 10, que foi lançado em 2019, quando o presidente Jair Bolsonaro revogou o horário de verão.

Em outubro, quando os aparelhos adiantaram o horário equivocadamente, o Google Brasil se manifestou em seu blog oficial sobre a possibilidade de alteração automática. “Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo”, informou a empresa.

Na ocasião, o Google recomendou que os usuários mantivessem as configurações manuais de data e hora do celular até 16 de fevereiro de 2020, que seria a data de fim do horário de verão. Durante a madrugada e o início da manhã deste domingo, a confusão foi relatada diversas vezes nas redes sociais.

O relógio adiantou sozinho? Veja como corrigir:

É muito simples corrigir o problema e evitar dores de cabeça nos verões que ainda estão por vir. Nos aparelhos Android, basta tocar no ícone “Configurar” e, depois, na opção “Data e hora”. Nesse menu, desmarque a opção “Data e hora automáticas” e configure manualmente a hora correta.

Configuração de data e hora em celular Android

*Com informações Gauchazh