Iniciada no começo de dezembro, a ação Meu Bairro Limpo, que tem como objetivo eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, chega à terceira etapa nesta semana, na região do Anhanduizinho. O mutirão contará com ponto de coleta no bairro Universitário. Somadas as duas etapas anteriores, a iniciativa já resultou no recolhimento de cerca de 70 toneladas de materiais inservíveis.

A campanha vai percorrer todas as regiões de Campo Grande até a primeira semana de fevereiro, antecipando-se ao aumento sazonal das notificações de arboviroses, comum neste período do ano.
“O verão é a época de maior proliferação do mosquito e consequentemente, quando há mais registros de dengue, zika e chikungunya”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.

Nesta etapa, as equipes da Gerência de Controle de Endemias Vetoriais (GCEV) irão circular pelas residências da região, orientando os moradores sobre a identificação de materiais inservíveis que possam se tornar criadouros do mosquito, além de informar sobre a forma correta de descarte.
De acordo com o gerente de Controle de Endemias Vetoriais, Rubens Bittancourt, o morador pode optar por diferentes formas de destinação dos materiais. “Se o morador indicar o material durante a visita, o agente pode fazer a retirada. Quem preferir levar por conta própria deve respeitar os pontos de descarte. No fim de cada etapa, todo o material recolhido é encaminhado para destinação adequada”, explica.
Na região do Anhanduizinho, o ponto de descarte está localizado na Rua Júlia Pereira de Souza, esquina com a Rua Francisco Aguiar Pimenta, no bairro Universitário.
O que pode ser descartado
– Plásticos, garrafas, embalagens, sacolas
– Vidros, latas, papel e papelão
– Pneus
– Pequenos objetos domésticos que acumulam água
O que NÃO pode ser descartado
- Móveis e eletrodoméstico
- Entulho e resíduos de construção
- Galhos e resíduos verdes
- Eletrônicos, lâmpadas, pilhas
- Produtos químicos
- Pneus industriais ou agrícolas
Pontos de descarte do “Meu Bairro Limpo”
05/01 a 09/01 – Região Anhanduizinho 1
Bairro Universitário – Rua Júlia Pereira de Souza, esquina com Rua Francisco Aguiar Pimenta
12/01 a 16/01 – Região Anhanduizinho 2
Jd. das Hortênsias – Rua Prímula, em frente ao nº 390
19/01 a 23/01 – Região Segredo
Nova Lima – Rua Firmo Cristaldo, entre ruas Júlio Prestes e Eugênia Lima
26/01 a 30/01 – Região Bandeira
Jardim Itamaracá – Rua Padre Mussa Tuma com Amabile Tanarche Cappi
02/02 a 06/02 – Região Prosa / Centro
Jd. Noroeste – Rua Indianápolis esquina com Rua Nazaré
Jd. Noroeste – Rua Dom Pedro I esquina com Rua 11 de Outubro




















