Uma mineradora foi multada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em R$ 100 mil por não ter atendido a uma condicionante específica para a Renovação de Licença de Instalação e Operação (RLIO).
De acordo com o registro da ocorrência, na última sexta-feira (19), uma equipe foi mobilizada para verificar uma denúncia de aumento significativo de poeira em um trecho da rodovia federal BR-262, na região de Corumbá.
Nas imediações, existe uma empresa de mineração cuja sede está situada na rodovia estadual MS-228. No local, os policiais ambientais constataram um intenso tráfego de carretas transportando minério de ferro.
Em diligências pelo local, moradores de propriedades rurais informaram a ausência do caminhão-pipa, que deveria fazer o umedecimento da estrada há mais de três dias, por conta disso, houve o aumento excessivo de nuvens de poeira.
Além de diminuir exponencialmente a visibilidade dos condutores de veículos, a poeira oriundo do tráfego de carretas traz inúmeros riscos à saúde humana e ao meio ambiente, uma vez que o solo da região é composto por minério de ferro.
Diante dos fatos, a equipe da PMA foi até a empresa e, após entrar em contato com o responsável, verificou que uma condicionante específica da RLIO deixou de ser atendida. Em virtude disso, foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 100.000,00.