Ministério Público investiga o Estado pela falta de policiais militares

224

Publicado em 02/09/2017 18h54

Ministério Público investiga o Estado pela falta de policiais militares

Déficit passa dos 4 quatro mil servidores

Da redação

O Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep) do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul, instaurou inquérito para apurar o efetivo reduzido da Polícia Militar. O déficit chega a 4 mil homens.

Segundo anunciado pela promotora de justiça Luciana Moreira Schenk, titular do Gacep, são alvos de investigação o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp),

Edmar Soares da Silva, presidente da Associação Estadual de Cabos e Soldados da PM e do Corpo de Bombeiros (ACS/MS), aponta que atualmente são cerca de 5.600 servidores, com déficit de aproximadamente quatro mil, além disso, a corporação sofre com pedidos em massa de aposentadoria, contabilizando 600 só no último ano, em razão das mudanças nas regras apresentadas pelo Governo Federal.

A falta de perspectiva quanto à realização de concurso público agrava ainda mais a situação. O secretário José Carlos Barbosa, titular da Sejusp, disse que a secretaria faz estudo técnico para abertura de processo seletivo com mais de 500 vagas, porém, é preciso recurso.

“O governador entende a necessidade e se mostrou interessado no concurso que teria vagas para a PM e para o Corpo de Bombeiros, mas tudo isso depende de uma mudança no cenário econômico”, disse em recente entrevista. Com informações Correio do Estado

Ministério Público investiga o Estado pela falta de policiais militares