Moradores de Mundo Novo encontraram uma mandioca gigantesca nesta sexta-feira (22). em um terreno localizado nos fundos de uma agência bancária no centro da cidade. A raiz tem aproximadamente 8 metros. Curiosamente, hoje é celebrado o Dia Nacional da Mandioca.
Até o fechamento deste texto um grupo de moradores ainda escavava para chegar até o final da raiz da mandioca, que não nasceu em uma plantação, mas sim numa área baldia. O buraco já está com dois metros de profundidade.
A mandioca gigante foi encontrada pelo advogado e gestor ambiental Euridio Faxina. Em entrevista, ele afirmou que o objetivo é conseguir retirar a mandioca de forma intacta e disponibilizar a raiz para estudos. “Não é comum o tamanho”, disse.
A mandioca é uma leguminosa nativa do Brasil e tem vários nomes, dependendo da região do país: macaxeira, aipim e outros. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a região norte do país lidera a produção de mandioca com 36,1% da safra nacional, seguida pela região nordeste com 25,1% e pela região com 22,1%.
Veja o vídeo: