26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de setembro, 2025
spot_img

Morre cão farejador que encontrou mais de 14 toneladas de drogas na fronteira

O combate ao tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul perdeu nesta quarta-feira (20) um dos seus principais ‘soldados’. Incansável, o cão policial K9 Milan atuou durante sete anos no 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados e, ao longo desta sua brilhante carreira militar, encontrou com o seu faro afiado cerca de 14 toneladas de entorpecentes, provocando prejuízos milionários aos cofres dos traficantes e contribuíndo para o bem da sociedade brasileira.

Entretanto, assim como os humanos tem o seu fim, os cães também sentem o peso da idade. K9 Milan tinha 11 anos, sendo que ingressou no canil da Polícia Militar de Dourados aos quatro anos, recebendo todo o treinamento necessário para se tornar um autêntico cão policial. Na manhã desta quarta, o militar canino não resistiu ao avanço de uma doença hepática e faceleu, deixando todos os seus colegas de farda em luto.

Com uma carreira brilhante na PM, K9 Milan era reconhecido como o cão farejador mais experiente da unidadde policial de Dourados. Realizou trabalhos de busca de entorpecentes na cidade local e também atuou em apoio as equipes do Departamento de Operações de fronteira (DOF), Policia Militar Rodoviária (PMR), Policia Federal e até da Polícia Civil.

Dono de um faro afiadíssimo, K9 Milan era capaz de encontrar drogas em locais com grau de dificuldade que o ser humano não poderia encontrar, como caminhões com cargas em cima e nas latarias de veículos. Ao todo, foram mais de 13 toneladas de maconha e cerca de 1 tonelada de cocaína tiradas de circulação por ele. Além disso, também auxiliou na prisão de vários criminosos na fronteira por crimes ligados ao narcotráfico.

Em nota, o 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados fez uma menção honrosa ao K9 Milan pelos anos de trabalho dedicados da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, pela destreza de suas ações e pelos resultados alcançados no combate ao narcotráfico na fronteira Brasil X Paraguai.

O corpo do cão policial foi velado durante a manhã na Capela Pet, localizada próximo ao parque do Lago, e contou com a presença de vários policiais militares da região, que foram e despedir do amigo canino. A cremação deverá ocorrer às 16h.

Morre cão farejador que encontrou mais de 14 toneladas de drogas na fronteira
Foto: PMMS
Fale com a Redação