26.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 8 de setembro, 2025
spot_img

Movimentos de esquerda realizam ato pela soberania em Campo Grande

Neste domingo (7), movimentos sociais e grupos de esquerda ocuparam o cruzamento das ruas Dom Aquino e 13 de Maio, em Campo Grande, em ato que antecede o desfile de Independência do Brasil. Com o tema “Povo Independente é Povo Soberano”, a manifestação reuniu diferentes segmentos da sociedade em protestos contra a influência internacional no país.

No carro de som, manifestantes criticaram o presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, responsabilizando-os por genocídio contra o povo palestino e citando o número de 65 mil mortos na guerra entre Israel e Hamas.

Entre os participantes estavam capoeiristas, representantes da Associação de Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul, frentes evangélicas pelo Estado de Direito, sindicalistas da CUT e trabalhadores dos Correios, que protestaram contra a privatização da empresa. Também houve críticas à privatização do Hospital Regional e à contribuição previdenciária de 14% cobrada dos aposentados do Estado.

O deputado estadual Zeca do PT, o superintendente da União Tiago Botelho e o vereador Landmark reforçaram a importância da soberania nacional e rejeitaram a proposta de anistia a Jair Bolsonaro e aos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.

O ato seguiu com falas políticas e participação de diversos movimentos sociais, que defendem a mobilização como instrumento de resistência popular.

Fale com a Redação