27.8 C
Campo Grande
sábado, 6 de setembro, 2025
spot_img

MS apresenta planos estratégicos de turismo para Campo Grande dos Ipês e Vale das Águas

As regiões turísticas de Campo Grande dos Ipês e Vale das Águas, em Mato Grosso do Sul, lançaram, nos dias 2 e 3 de setembro, seus Planos Estratégicos de Turismo, com ênfase em sustentabilidade, inovação e fortalecimento da governança local. A iniciativa é da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), em parceria com a Lab Turismo Consultoria, responsável pelo desenvolvimento e aplicação da metodologia Maptur – Mapa Estratégico do Turismo.

O processo de elaboração dos planos contou com a participação de representantes do setor público, do trade turístico, da comunidade e de instituições parceiras. A abordagem colaborativa garantiu o envolvimento direto das lideranças locais e proporcionou uma visão integrada das potencialidades de cada região.

A metodologia Maptur combina participação social, inteligência estratégica e tecnologia digital, permitindo que os planos deixem de ser documentos estáticos e se transformem em ferramentas dinâmicas, capazes de orientar decisões e gerar resultados de forma contínua.

“Hoje demos um passo histórico para o futuro do turismo em nossa região. O lançamento dos planos de Campo Grande dos Ipês e do Vale das Águas fortalece nossa governança e consolida essas regiões como destinos turísticos competitivos, inovadores e preparados para crescer de forma sustentável”, destacou Bruno Wendling, presidente da Fundtur-MS.

O Parque Estadual do Ivinhema, que integra a rota turística do Vale das Águas, é um dos destaques das regiões, revelando belezas naturais que reforçam o potencial turístico local.

MS apresenta planos estratégicos de turismo para Campo Grande dos Ipês e Vale das Águas
Parque Estadual do Ivinhema esconde várias belezas que compõem a rota turística do ‘Vale das Águas’

A metodologia aplicada inclui consultoria especializada, uso de uma plataforma online exclusiva e mentorias mensais de acompanhamento, garantindo que os planos sejam monitorados, atualizados e aplicados com efetividade. Esse modelo permite que as instâncias de governança regionais recebam suporte técnico permanente, alinhando estratégias às demandas do mercado e às características locais.

Segundo Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo, “o diferencial do Maptur está em transformar o planejamento em prática. Criamos a metodologia justamente para superar a ideia de planos engavetados. O Maptur conecta tecnologia, acompanhamento contínuo e participação social, garantindo que cada região tenha não apenas um diagnóstico, mas um caminho claro, viável e monitorado para impulsionar o turismo”.

Com o lançamento dos Planos Estratégicos de Turismo, Campo Grande dos Ipês e Vale das Águas iniciam uma nova etapa de desenvolvimento, consolidando o turismo como vetor estratégico para a economia, cultura e sustentabilidade de Mato Grosso do Sul.

Fale com a Redação