23.8 C
Campo Grande
sábado, 2 de agosto, 2025
spot_img

MS deve colher quase 14 milhões de toneladas de soja, a maior da história, prevê Conab

A produção da soja em Mato Grosso do Sul deve atingir 13,927 milhões de toneladas e, caso se confirme, será a maior quatidade da história estadual. A nova estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que revisou a previsão da safra de soja 2022/2023.

Até então, a projeção apontava para uma colheita de 13,764 milhões de toneladas do grão, por tanto, houve um aumento de 163 mil toneladas. Além disso, a expectativa é que a safra seja concluída até meados deste mês de abril.

Ainda segundo o levantamento da Conab, o excesso de chuva entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira de março provocou atraso na colheita, mas a abertura do tempo e o aumento de temperatura possibilitou avanços e a aceleração da maturação das lavouras atrasadas.

“As lavouras tardias tiveram condições excelentes para o encerramento do ciclo, com alta umidade disponível no solo e são as áreas que estão apresentando as maiores produtividades”, aponta o novo levantamento.

O incremento no rendimento previsto é de 47,2% frente a safra passada, saltando de 41,88 sacas por hectare para 61,66 sacas por hectare. Com esse volume de produção, se fosse um país, Mato Grosso do Sul seria o quinto maior produtor mundial.

A safra sul-mato-grossense deve ser equivalente, segundo os dados do USDA, a 3,7% do volume mundial do grão, que deve chegar a 369,6 milhões de toneladas.

Em âmbito nacional, Mato Grosso do Sul deve se manter como quinto maior produtor brasileiro. Apenas Mato Grosso (44,476 milhões de toneladas), Paraná (22,300 milhões de toneladas), Goiás (17,634 milhões de toneladas) e Rio Grande do Sul (14,513 milhões de toneladas), projetam volumes acima.

A instituição brasileira estima uma safra da oleaginosa no país em 153,6 milhões de toneladas, volume pouco abaixo da projeção do USDA. Em 2022 o grão foi o principal produto de exportação de Mato Grosso do Sul. Foram 3,5 milhões de toneladas embarcadas para 17 destinos.

Fale com a Redação