MS entra em alerta para tempestades com a chegada de ciclone

39
(Foto: Aprosoja-MS)

Fenômeno deve provocar acumulados de até 200 mm e rajadas acima de 100 km/h entre segunda e quinta-feira

A formação de um ciclone extremamente profundo sobre a região Sul do Brasil deve alterar radicalmente o tempo em Mato Grosso do Sul ao longo desta semana, trazendo chuva intensa, rajadas de vento e risco de tempestades severas. O alerta é do Metsul Meteorologia e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que já emitiram avisos de perigo para grande parte do Estado.

De acordo com o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, do Metsul, o ciclone apresenta valores de pressão atmosférica considerados atípicos para a região, semelhantes aos registrados em fenômenos tropicais do Hemisfério Norte e em ciclones extratropicais intensos mais ao Sul do continente.

“A atmosfera extremamente aquecida, com valores acima de 40ºC, somada à baixa pressão atmosférica cria uma combinação explosiva e de altíssimo risco de tempo severo. Uma onda de tempestades deve atingir o Sul e parte do Centro-Oeste entre segunda e terça-feira”, afirmou Nachtigall.

Embora o Rio Grande do Sul seja o estado mais afetado, os efeitos do ciclone atingirão Mato Grosso do Sul entre esta segunda-feira (8) e quinta-feira (11). São esperados acumulados de 100 mm a 200 mm em pontos isolados, além de vendavais com rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h.

O meteorologista alerta que a população deve levar a situação “muito a sério”, pois a combinação prevista aumenta o risco de danos, queda de árvores, destelhamentos e transtornos urbanos.


Campo Grande e outras 37 cidades entram em alerta laranja do Inmet

MS entra em alerta para tempestades com a chegada de ciclone

Neste domingo (7), o Inmet publicou aviso de severidade “Perigo” (alerta laranja) para tempestades, válido até as 10h de segunda-feira (8). O aviso abrange 38 municípios:

Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Nessas localidades, são esperadas:

  • Chuvas entre 50 e 100 mm/dia
  • Ventos de 60 a 100 km/h
  • Risco de queda de árvores, cortes de energia, alagamentos e descargas elétricas

Para as demais cidades do Estado, o alerta é amarelo (Perigo Potencial), indicando chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de até 60 km/h.