O morador de Corumbá viajou para Manaus e apresentou os primeiros sintomas da covid-19 no início de janeiro.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) apura se paciente de 37 anos, morador da cidade de Corumbá, foi contaminado com a nova cepa do coronavírus, a chamada P1. Pode ser o primeiro caso de contágio com a variante que já mostrou ser mais “poderosa”, portanto, o registro da entrada em Mato Grosso do Sul dessa mutação mais transmissível do vírus.
O caso foi registrado no início de janeiro deste ano e o caso foi notificado para a SES no dia 09. A amostra coletada do possível caso infectado pela nova variante, que circula por Manaus, foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz (IAL/SP), em São Paulo, os dados biológicos serão sequenciados para verificar se é a nova variante.
A suspeita de que ele pode ter tido contato com a mutação do coronavírus identificada em pacientes do Amazonas veio quando o paciente revelou ter estado em Manaus pouco antes de sentir os sintomas.
De acordo com SES, o monitoramento para identificar a nova cepa em Mato Grosso do Sul é feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MS) em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Estado.
Sempre que chega amostra de paciente que diz ter estado no Amazonas, ela é encaminhada ao Adolfo Lutz. Além disso, semanalmente, o Estado envia três amostras aleatórias para o laboratório em São Paulo que faz a investigação do DNA do vírus.
Não há data para a divulgação dos resultados dos sequenciamentos genéticos dos casos enviados por Mato Grosso do Sul.





















