Mato Grosso do Sul está mais uma vez marcando forte presença na World Travel Market Latin America (WTM LA), uma das maiores e mais importantes feiras de turismo da América Latina, que ocorre de 14 a 16 de abril na Expo Center Norte, em São Paulo. O evento B2B, dedicado ao setor de viagens e turismo, oferece grandes oportunidades de negócios, além de acesso a compradores, influenciadores e profissionais do ramo.
Este ano, o estande de Mato Grosso do Sul se destaca pela inovação e pela valorização da cultura e gastronomia local. O estado trará lançamentos, capacitações e ativações que envolvem tanto os destinos turísticos como as tradições regionais. Entre as atrações gastronômicas, chefs renomados como Marcílio Galeano, Lucas Caslu e Juanita apresentarão pratos típicos sul-mato-grossenses, com uma proposta especial de harmonização com as cervejas artesanais da Prosa e os drinks de cachaças e licores artesanais da Di Bonito Cachaçaria, utilizando produtos locais.
Outro diferencial do estande de MS é o compromisso com a sustentabilidade. Assim como em edições anteriores, o evento contará com a compensação de carbono para os participantes e visitantes, utilizando um carbonômetro para monitorar as emissões geradas durante a feira. Além disso, haverá uma exposição de obras dos artistas Isaac de Oliveira e Gabriel Gabino, reforçando o cenário cultural e artístico do estado.
A logomarca ‘Isto é Mato Grosso do Sul – Turismo Acessível e Inclusivo’, que estará disponível também em braille, é outro exemplo do foco em inclusão. A presença das logomarcas de Turismo LGBT, Co2Neutro e Afroturismo de MS em uma testeira de LED reflete o esforço contínuo do estado para promover um turismo mais acessível e representativo para todos os públicos.
Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, destacou a importância do evento para o turismo estadual. “O estande de Mato Grosso do Sul terá todas as rotas da diversidade, mostrando nosso compromisso com pautas importantes do turismo brasileiro, por meio da inclusão. Tenho certeza que será uma excelente WTM, com a presença em massa do trade turístico sul-mato-grossense. Vamos com muito posicionamento e com estande inovador mais uma vez, sempre focado na sustentabilidade”, afirmou.
Lançamentos e Ações
Durante a WTM LA, o estado de Mato Grosso do Sul fará o lançamento do Guia de Afroturismo, que será apresentado no Prêmio Guia Negro, às 17h30 no Transformation Theatre, no dia 14 de abril. O guia destaca 8 comunidades quilombolas do estado, além de oferecer dicas sobre carnaval, cultura negra e museus, como o Instituto do Homem Pantaneiro, em Corumbá. Wendling afirmou que o afroturismo tem grande potencial de crescimento e que o estado está apenas começando a explorar esse segmento promissor, especialmente em destinos como Corumbá, Pantanal e Campo Grande.
A programação do estande de Mato Grosso do Sul é repleta de atividades voltadas para a promoção do turismo no estado. Além dos showcookings e harmonizações, serão realizados lançamentos de publicações e guias interativos, como o “Guia Interativo Corumbá Incrível” e a “Revista Digital Visit Pantanal”. Para profissionais da área, estão previstas capacitações sobre os principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, como Pantanal e Bonito/Serra da Bodoquena, com uma agenda focada na qualificação e no aprimoramento da promoção turística.
Agenda de Atividades no Estande de MS:
14 de abril (segunda-feira)
- Cooking Show & Prosa
12h30 – Entradinhas: chipa
14h30 – Prato principal: macarrão de comitiva, doce de leite do Rio da Prata
16h30 – Happy Hour: língua de jacaré da Caimasul, drink de tereré com Erva Mate Santo Antônio e Di Bonito, cerveja Prosa - Lançamentos no estande de MS
15h00 – Lançamento dos Festivais Culturais de MS
16h00 – Divulgação dos novos voos da Azul
15 de abril (terça-feira)
- Cooking Show & Prosa
12h30 – Entradinhas: caldo de piranha
14h30 – Prato principal: sashimi de piloteiro, doce de leite do Rio da Prata
16h30 – Happy Hour: língua de jacaré da Caimasul, drink de tereré com Erva Mate Santo Antônio e Di Bonito, cerveja Prosa - Lançamentos no estande de MS
14h00 – Lançamento do Guia Interativo Corumbá Incrível e do Banho de São João
16h00 – Lançamento da Revista Digital Visit Pantanal
16 de abril (quarta-feira)
- Cooking Show & Prosa
12h30 – Entradinhas: sashimi de piloteiro
14h30 – Prato principal: macarrão de comitiva, doce de leite do Rio da Prata
16h30 – Happy Hour: língua de jacaré da Caimasul, drink de tereré com Erva Mate Santo Antônio e Di Bonito, cerveja Prosa