Mato Grosso do Sul deu um passo importante na segurança do trânsito com a implantação de um novo sistema de controle e validação de estampagem de placas. Desde 16 de setembro, o processo de emplacamento no Estado conta com tecnologia de inteligência artificial, que eleva os padrões de segurança, combate fraudes e reduz falhas humanas que historicamente prejudicam cidadãos, erário público e a segurança pública.
A iniciativa é do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e está alinhada à Resolução Federal nº 969, que regulamenta em todo o país a produção, emissão e instalação das Placas de Identificação Veicular (PIV). Entre as exigências da norma estão QR Codes, sistemas informatizados de validação e fiscalização e critérios rigorosos para o credenciamento de fabricantes e estampadores.
Em maio deste ano, o Detran-MS publicou a Portaria “N” nº 191, que estabelece normas locais para o fornecimento do sistema de fiscalização, gestão e controle da estampagem de placas. Até o momento, cinco empresas foram credenciadas e habilitadas para fornecer o Sistema de Segurança para Empresas de Estampagem PIV.
Na prática, o novo sistema funciona como uma barreira contra fraudes: a validação é feita por imagens, dados e inteligência artificial, exigindo que todas as informações e documentos previstos em lei sejam inseridos. Somente após a validação pelo Detran-MS é emitido o comando para a estampagem da placa, evitando inconsistências e ampliando o controle sobre a cadeia produtiva.
O aplicativo permite ainda o acompanhamento do fluxo de produção em tempo real, incluindo o estoque de placas das empresas credenciadas, aumentando a segurança, prevenindo irregularidades e possibilitando a rastreabilidade. Nos primeiros três dias de operação, o sistema já detectou inconsistências, inclusive envolvendo um veículo zero km, demonstrando sua capacidade de identificar irregularidades desde a origem.
Segundo o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a tecnologia consolida Mato Grosso do Sul na vanguarda da segurança veicular. “Com esse sistema, garantimos que cada placa estampada tenha autenticidade, rastreabilidade e proteção contra fraudes. Nosso compromisso é proteger o cidadão, seu patrimônio e oferecer serviços modernos, confiáveis e convenientes”, afirmou.
Em 22 de setembro, Trindade se reuniu com despachantes, concessionárias e estampadoras para discutir ajustes no fluxo de emplacamento, incluindo carretas, geolocalização e fotos de instaladores. Algumas exigências foram suspensas temporariamente para facilitar o processo. O diretor reforçou que a mudança não impacta os custos do serviço e visa apenas aumentar a transparência e segurança do processo.
O delegado chefe da Corregedoria de Trânsito de MS, Odorico Ribeiro de Mendonça e Mesquita, avalizou a evolução do sistema. “São tecnologias de ponta que proporcionam maior segurança à administração pública, às empresas e, principalmente, aos cidadãos, garantindo auditoria e rastreabilidade”, destacou.
A Diretoria de Tecnologia do Detran-MS alerta que, durante a fase inicial, podem ocorrer instabilidades ou atrasos pontuais, mas todas as operações estão sendo monitoradas. O diretor de tecnologia, Robson Lui, destacou que a adaptação é parte do processo de aprendizado e que o investimento em tecnologia visa oferecer serviços mais seguros e confiáveis à população.
Com essa modernização, Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional em transparência, inovação e segurança no emplacamento de veículos.












