Mato Grosso do Sul terá 8.475 vagas no primeiro semestre de 2023 disponíveis através do Sisu (Sistema Único de Seleção Seriada), de acordo com o PNE (Portal Nacional da Educação).
As inscrições para o Sisu 2023 estão previstas para serem realizadas de 14 a 17 de fevereiro de 2023, exclusivamente pelo site oficial do processo seletivo do MEC, mas ainda é necessário a confirmação do cronograma pelo Ministério da Educação. Na edição de 2022, foram 222 mil vagas em 115 universidades de todo o país.
Das instituições de ensino do Estado, a UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) é que oferece o maior número de vagas, 2.098 ao todo (clique aqui para ver o Termo de Adesão com a quantidade de vagas para cada curso).
Em segundo está a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com 1.264 vagas (clique aqui para ver o Termo de Adesão com a quantidade de vagas para cada curso).
A UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados) deverá oferecer total de 659 vagas enquanto que o IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul) deverá ofertar apenas 80 vagas. Essas duas instituições ainda não tiveram o Termo de Adesão publicados.
Através do SISU, o estudante consegue ingressar em uma universidade estadual ou federal. O Sistema utiliza a nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como pontuação para que o estudante consiga a vaga no Ensino Superior dentro do curso que escolheu. Além de ter feito o Enem, o candidato precisa ter tirado nota superior a zero na redação e não pode ter participado do Exame como “treineiro”.











