MS segue sob alerta de chuva, mas tempo começa a firmar em Campo Grande

21
(Foto: EnfoqueMS)

Capital tem pancadas ao longo do dia e melhora à noite; calor pode chegar a 36 °C no interior

Entre nuvens carregadas e aberturas rápidas de sol, Mato Grosso do Sul atravessa esta quinta-feira (5) em ritmo de transição no tempo. Enquanto parte do estado ainda segue sob alerta para chuvas intensas, a tendência ao longo do dia é de perda de força das instabilidades, especialmente a partir da noite, segundo órgãos de monitoramento.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o alerta permanece válido para áreas do norte e do leste do estado, onde ainda não estão descartadas pancadas mais fortes ao longo do dia. Mesmo assim, a previsão indica o início de uma desintensificação das chuvas, com períodos de sol e variação de nebulosidade em várias regiões.

Em Campo Grande, o dia começa com chuva fraca e possibilidade de pancadas ao longo do período diurno. A capital deve ter melhora gradual das condições do tempo à noite, quando o céu fica mais firme. A temperatura máxima não passa dos 27 °C. A previsão aponta sol entre nuvens, com chuva rápida durante o dia e à noite.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), com a redução das chuvas, as temperaturas entram em elevação em Mato Grosso do Sul. Em alguns municípios, principalmente nas regiões sudoeste e pantaneira, os termômetros podem chegar aos 36 °C. Nessas áreas, as pancadas de chuva previstas tendem a ser fracas e isoladas.

Os ventos sopram do quadrante norte e noroeste, com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima dos 60 km/h.

Confira a previsão de temperaturas por região:

  • Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas entre 20 °C e 22 °C e máximas entre 30 °C e 35 °C;
  • Pantaneira e Sudoeste: mínimas entre 24 °C e 26 °C e máximas entre 33 °C e 36 °C;
  • Bolsão, Norte e Leste: mínimas entre 21 °C e 23 °C e máximas entre 29 °C e 33 °C.

A recomendação dos órgãos meteorológicos é de atenção às mudanças rápidas no tempo, especialmente em áreas que ainda permanecem sob alerta de chuva intensa.