MS têm 10 novos casos confirmados de Covid-19 e cinco mortes

476

Número de contaminados chega a 131 e secretário faz apelo para multirão pela vida: “fiquem em casa”

16/04/2020 11h00
Por: Suelen Morales

Mato Grosso do Sul registrou nesta quinta-feira (16), 10 novos casos confirmados do novo Coronavírus, com isso são 131 pessoas contaminadas, e um novo óbito somando cinco mortes no Estado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 36 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado hoje em coletiva de imprensa online com autoridades do governo do estado.

Nas últimas 24 horas foram 10 novos casos, sete de Campo Grande, um de Miranda, um de Chapadão do Sul e um de Dourados.

Dos 131 casos confirmados, 56 estão em isolamento domiciliar, 39 já finalizaram a quarentena e estão sem sintomas. 19 estão internados, sendo nove em hospitais públicos e dez em hospitais privados. doze pacientes tiveram alta hospitalar e foram registrado cinco óbitos.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 1.070 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 882 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde e quatro óbitos.

Os 36 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde. Acompanhe os boletins periódicos no link: http://www.vs.saude.ms.gov.br.

Para o secretário, Geraldo Resende, o envolvimento da população agora é mais do que necessário. Ele fez um apelo de um multirão pela vida pensando em nossos familiares e no próximo. “Se cada um que está nos ouvindo, nos ajudar. Vamos ter um tempo para montar toda a estrutura necessaria, temos o recurso. Mas, existe a dificuldade real de conseguir comprar os insumos hospitalares”, disse.

A secretaria-adjunta de Saúde, Christine Maymone, afirmou que o momento é preocupante, que se a população não colaborar haverá aumentos como os de hoje. “O momento mais do que nunca é agora. Não podemos perder o momento de hoje pra tormamos as devidas medidas de distanciamento social e habitos de higiene”, afirmou.

Divulgação