O boletim foi divulgado na manhã de hoje (2), pela live da Secretaria Estadual de Saúde de MS, via Facebook
02/04/2020 11h16
Por: Suelen Morales
Mais dois exames deram resultado positivo para coronavírus (Covid-19), e com isso o número de casos confirmados da doença chega a 53, conforme o boletim epidemiológico divulgado na manhã desta quinta-feira (2) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Outros 28 casos suspeitos estão sendo monitorados.
Os casos novos são uma mulher de 31 anos, de Baytaporã, notificada em 29 de março e um homem de 35 anos, de Dourados, notificado em 31 de março.
Do total de casos confirmados, nove pacientes estão internados, 16 estão em isolamento domiciliar e 27 pessoas finalizaram a quarentena e estão sem sintomas.
A secretária-adjunta da SES, Cristine Maymone, explicou o motivo para a mudança de horário na divulgação do boletim, que agora passa a ser às 10h30 da manhã. “Como mudamos o horário de divulgação, os números hoje vem menores porque não computamos os exames de ontem”, disse.
Cristine também alertou sobre a faixa etária contaminada. “Por enquanto estamos mantendo a paridade entre os sexos e continua aumentando a taxa de adultos jovens nos casos confirmados. Portanto, nada de churrascos, festinhas, narguilés, que você está se expondo em festas dentro de casa, está trazendo para dentro a possibilidade de contaminação”, alertou.
Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 607 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 515 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 11 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.
Os 28 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Laboratório Central (Lacen), onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam protos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.
O Estado mantém um óbito pela doença. Uma morte, de uma idosa de 64 anos, residente do município de Batayporã, que estava internada em um hospital particular em Dourados.

