08/01/2016 09h30
MS vai mapear, estruturar e promover novos atrativos turísticos
Objetivo é impulsionar a atividade turística no estado.
Primeira etapa será um diagnóstico nos 79 municípios de MS.
G1/MS
Com o objetivo de identificar, estruturar e promover novos produtos turísticos, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) criou um programa de diversificação para o setor no estado. A portaria que o institui foi publicada na edição desta quinta-feira (7), do Diário Oficial sul-mato-grossense.
Conforme a portaria, o programa de Ampliação e Diversificação da Oferta Turística de Mato Grosso do Sul (Padot/MS) vai incrementar e impulsionar a atividade no estado por meio da elaboração de novos produtos e roteiros, que contemplem e integrem o seu potencial natural, cultural e tecnológico.
A execução do programa ocorrerá conforme o texto em quatro etapas. Na primeira será realizado um diagnóstico nos 79 municípios do estado. Vão ser levantadas informações sobre gestão, governança, infraestrutura, sustentabilidade e atrativos naturais, culturais e tecnológicos. Os dados desse inventário serão enviados pelos gestores municipais a fundação.
Ainda nesta etapa serão definidos os atrativos e as potencialidades que poderão integrar o programa, bem como feita a capitação de fotos e vídeos destes novos produtos.
Em uma segunda fase, será consolidado esse diagnóstico. Uma avaliação técnica pela Fundtur vai apontar quais atrativos deverão ser desenvolvidos e quais já possuem condições de compor novos roteiros que serão elaborados integrando municípios e regiões turísticas.
Concluída essa etapa, haverá a elaboração, lançamento e promoção dos roteiros junto a imprensa e ao trade turístico e por fim será feita a divulgação destes novos produtos em feiras nacionais e internacionais.
